Wednesday, January 20, 2010

O Brasil já é autossuficiente em petróleo?

Ultimamente, muito temos ouvido acerca da Petrobras. Na mídia, o Pré-sal, volte e meia, vigora! Mais recente ainda é a notícia de que a Petrobras, agora produz mais petróleo. Tudo isso pode nos fazer pensar que o Brasil é autossuficiente nesse recurso, o que não é verdade. Veja:

E A AUTOSSUFICIÊNCIA


Petrobras produz mais petróleo

A produção de petróleo pela Petrobras no Brasil cresceu 6,2% em 2009, atingindo a média diária de 1,971 milhão de barris.

O resultado, porém, não levou a companhia a atingir a meta estipulada há um ano, de produzir 2 milhões de barris diários. A Petrobras não explicou por quê.

Os dados permitem concluir que a autossuficiência do país, em termos numéricos, segundo conceito definido pela empresa e o governo, foi mantida, já que o consumo diário de petróleo nas refinarias brasileiras é de cerca de 1,8 milhão de barris. Em termos qualitativos, porém, o Brasil segue sem ser autossuficiente. Como parte das refinarias não processa o tipo de óleo produzido no país, mais pesado, o Brasil precisa importar parte do que utiliza para fabricar a gasolina consumida.

Em 2009, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) até novembro, cerca de 24% do petróleo processado no Brasil teve origem estrangeira.

Fonte: Zero Hora, Porto Alegre, 20 jan. 2010, p. 20. Disponível em: <ZeroHora.com>. Acesso em: 20 jan. 2010.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home