Thursday, March 16, 2006

Cientistas americanos criam 'nanomapa' das Américas

Cientistas americanos juntaram pedaços de moléculas
de DNA numa
forma que lembra o mapa das Américas, no que é o menor mapa já
feito.
Microscópio atômico é necessário para visualizar o mapa

O micromapa mede apenas poucas centenas de nanômetros (um bilionésimo de metro) de largura – tamanho menor até do que algumas bactérias –, numa escala de 1 para 200 trilhões.
O resultado da experiência, realizada no Instituto de Tecnologia da Califórnia, foi publicado na última edição da revista Nature.
Segundo os pesquisadores responsáveis, a técnica poderia ser usada no campo emergente da nanotecnologia, que busca desenvolver novos materiais, dispositivos e sistemas por meio da manipulação de moléculas e átomos individuais.
Além do mapa das Américas, a equipe de pesquisadores americanos usou a técnica de juntar pedaços de DNA para criar meia dezena de formas, incluindo um quadrado, um triângulo, uma estrela de cinco pontas e uma cara sorridente.
As técnicas para juntar pedaços de DNA para compor formas específicas ou mesmo produzir dispositivos com comportamento semelhante ao de máquinas já haviam sido desenvolvidas anteriormente, mas o estudo dos pesquisadores da Califórnia teria desenvolvido um processo de manipulação mais fácil e mais rápido.
(FONTE: Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/. Acesso em: 16 mar. 2006.).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home