Wednesday, January 13, 2010

El Niño é bom para o milho!


O fenômeno do El Niño traz, como sabemos, uma série de problemas à Agricultura em geral. Não é este o caso com a cultura de milho. Veja:
Safra farta embala colheita de milho

Fenômeno El Niño beneficia o cultivo que começa a ser colhido nesta safra no EstadoDiante de tanta chuvarada, uma cultura de verão está se beneficiando da umidade. O milho é considerado a boa notícia da safra, com perspectiva de produção 20% superior a do ano passado.

Se não tivesse chovido ontem, os primeiros grãos teriam sido colhidos no noroeste do Estado. Principalmente naquelas áreas onde a cultura é destinada para a silagem. Amauri Stringhini, que plantou 130 hectares em Rincão do Sossego, interior de Santo Ângelo, começaria na terça-feira a retirar o produto da lavoura. Mas terá de esperar pelos menos dois dias de sol para colher uma das melhores safras de milho que já cultivou.

Stringhini espera obter 160 sacas por hectare de milho úmido, o que equivaleria a 120 sacas por hectare do grão seco. Essa produtividade ele recorda ter conseguido na década de 1990. Além de ter sido beneficiada com chuva, a lavoura não sofreu com nenhuma doença e não precisou fazer aplicação de fungicida.

– O diferencial foi a chuva – conta o produtor, que obteve no ano passado média de 90 sacas por hectare.

Na região, o desenvolvimento surpreendeu. Na área de atuação da Cooperativa Tritícola Regional Santo Ângelo, o rendimento médio poderá chegar a cem sacas por hectare.

– O produtor usou boa tecnologia porque os insumos ficaram mais baratos. E o clima ajudou – explica o engenheiro agrônomo da cooperativa, Zecarlos Libardoni.

O milho precisa de bastante chuva [grifo nosso]. Os problemas que tivemos na cultura, em razão de temporais, foram pontuais – diz o assessor da Diretoria Técnica da Emater, Célio Colle.

SILVANA DE CASTRO

Os números

Estimativas para a safra atual e percentual ante o ciclo anterior:

- Área: 1.282.130 hectares (-7,66%)

- Produção: 5.124.674 toneladas (+20%)

- Produtividade: 3.997 quilos por hectare – 66 sacas por hectare (+24%)

CASTRO, Silvana de. Safra farta embala colheita de milho. Zero Hora. Porto Alegre, 13 jan. 2010. Campo e Lavoura, p. 23. Fonte: Disponível em: <ZeroHora.com>. Acesso em: 13 jan. 2010.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home